PROFIP

APARELHOS DE APOIO
PROFIP APARELHOS DE APOIO

          Empresa do Grupo Protende, dedicada ao desenvolvimento

e fabricação de aparelhos de apoio metálicos que garantem

o movimento das Obras de Arte Especiais.

         Os aparelhos de apoio metálicos são fabricados em aço ASTM A 36 e o aço inox em contato com o PTFE, de acordo com a AISI A 316. As placas de PTFE são fabricadas a partir de matéria-prima virgem, sem material reciclado. Sob encomenda, outros materiais podem ser utilizados para fornecer aos aparelhos características especiais tais como: dielétrica, resistência a altas temperaturas etc.

   Todas as superfícies dos aparelhos são adequadamente protegidas contra corrosão, conforme as exigências das normas brasileiras e internacionais. A cava cilíndrica é protegida através de tampões de neoprene, enquanto as superfícies de deslizamento

são seladas por meio de raspador de borracha neoprene para impedir a entrada de pó ou sujeira.

      O método de instalação dos aparelhos de apoio está ligado diretamente ao tipo de estrutura (de concreto e/ou metálica) assim como aos esforços horizontais atuantes. Quando os esforços horizontais atuantes nos aparelhos, são menores do que 10% da carga vertical concomitante, o atrito entre as superfícies de contato (estrutura/aparelho) é suficiente para transmitir os esforços horizontais. Nestes casos, as superfícies superior e inferior dos aparelhos têm canais para aumentar a aderência com o uso de resina epoxy ou similar.

 

VASOFLON

    Os aparelhos de apoio metálico - VASOFLON - pertencem a uma série de aparelhos estruturais que suportam cargas verticais e horizontais permitindo rotação limitada em relação ao eixo horizontal. O elemento de rotação é uma almofada elastomérica, confinada em um cilindro com pistão de precisão e retentor. O grau de rotação está limitado a 0,015rad. E os deslizamentos ocorrem entre as superfícies de aço inox polido e placas de PTFE. As principais características da série VASOFLON são:
 

  • a capacidade de absorver altas cargas horizontais em relação às cargas verticais atuantes;
  • baixa reação à rotação angular;
  • pequenas alturas de aparelhos;
  • possibilidade de medição e registro das reações de apoio;
  • possibilidade de compensar recalques diferenciais.

 

    Os aparelhos tipo VASOFLON são disponíveis na versão fixos e móveis.

linha.png
linha.png

FAÇA SEU ORÇAMENTO